terça-feira, 21 de agosto de 2007

A intolerância

Ontem passei no supermercado, a caminho de casa. Estava um dia particularmente difícil apesar de ser segunda-feira, parecia um domingo à tarde, nem tive paciência para esta na bicha da charcutaria e, claro, as caixas estavam pejadas de gente. Para piorar a coisa, a caixa que escolhi tinha uma estagiária que se fartou de “meter água”. À minha frente ia um sujeito que, entre outras coisas, comprou meia meloa, embalada, com uma etiqueta com código de barras. A rapariga tentou infrutiferamente, por duas ou três vezes, passar o código pelo detector, após o que passou a digita-lo, manualmente, na caixa. Este procedimento é comum, como poderá comprovar qualquer pessoa que vá, com frequência, a um supermercado. Acontece que, no meio da atrapalhação, na última vez que passou o código no detector antes de o digitar manualmente, a máquina acusou, como pude desconfiar pelo som, característico, que esta emitiu. Pude constatar que o sujeito também desconfiou, porque meteu imediatamente os óculos, e ficou a olhar para a caixa. Ora, o sujeito, em vez de alertar a rapariga para o facto, deixou que esta tirasse a conta e só depois fez notar que a meloa tinha sido passada mais de uma vez. A rapariga da caixa, obviamente atrapalhada, socorreu-se de uma colega mais experiente que estava ao lado. Entretanto o comprador decidiu por bem fazer uma fita, e o sujeito que estava atrás de mim, na bicha, aproveitou para mandar umas “bocas” para o ar, enquanto olhava para mim à espera de uma confirmação de razão no que dizia. Eu limitei-me a rir, paguei a minha conta, que entretanto a rapariga já tinha feito, e vim-me embora sem assistir ao desfecho da tragédia. Pergunto-me, no entanto, se aqueles dois sujeitos serão tão intolerantes com os erros deles, como são com os erros dos outros. É que a minha experiência profissional diz-me que é precisamente o oposto: aqueles que são muito intolerantes, erram tanto, ou mais, do que os outros, mas nunca o reconhecem.
Um bocadinho, mais, de tolerância, por favor!

Sem comentários: