segunda-feira, 19 de novembro de 2007

A RTP e os Suecos

Este sábado, a RTP emitiu uma reportagem da Suécia em que louvava o sistema de apoio à maternidade, idosos e segurança social daquele país, ao mesmo tempo que fazia a comparação com Portugal e os seus sempre deficientes sistemas de (qualquer!) apoio. Já estive na Suécia, e conheci uma série de Suecos que, embora vejam Portugal como o 3º mundo (quase, quase como África) são, em geral, bastante simpáticos e acessíveis. Quem já esteve na Suécia sabe que, de facto, se respira uma atmosfera de país de 1º mundo.
Se se perguntar a algum sueco, se lhe custa pagar impostos, a resposta é imediatamente “Não”. Para qualquer Sueco que se preze os impostos são um bem, e repito, um bem extremamente necessário ao bom funcionamento da sociedade. Penso isto resume toda a diferença entre os dois países, pois qualquer Português que se preze acha que deve pagar o menos impostos possível e há, inclusive, uma larga parte que acha que burlar o estado é perfeitamente justificável, uma vez que somos tão mal servidos.
Penso que é necessária uma mudança de mentalidade. Aqui, como noutros casos, em vez de tentarmos escapar ao pagamento de um mau serviço, temos é de começar a exigir serviço de acordo com o pagamento.
É claro que na Suécia não passava pela cabeça de nenhum ministro, renovar a frota automóvel numa altura de aperto de cinto tão desagradável para os cidadãos. Apesar de não ser defensor das “chicotadas psicológicas” no governo – na minha opinião mudar de ministro nunca resolve nada – penso que neste caso se deveria abrir uma excepção, e despedi-lo por indecência e má figura.

Sem comentários: