terça-feira, 8 de julho de 2008

Estou de volta!

Depois de um périplo por Itália, em que visitei Roma, Veneza e Florença.

No cômputo geral (gosto desta palavra, cômputo. Faz-me lembrar os exames do Técnico: compute uma expressão para...) a Itália causou-me sensações contraditórias. Adorei e detestei. E não foi do género adorei Roma e detestei Veneza, não, em todos os sítios por onde andei tive esta sensação.

Os Italianos são um povo contrastante. Elas belas, sofisticadas, bem pintadas, com bronzeados que custa a perceber como os arranjaram em terras a mais de 50 km do mar. Eles chungosos, mal vestidos, cabelos ou muito curtos ou compridos, daqueles a quem o barbeiro pergunta: – É só para cortar, ou é também para mudar o óleo? Por isso já não me espanta que na televisão e filmes italianos apareçam mulheres espantosas ao lado de “gajos” verdadeiramente feios; é a caricatura da Itália.

Vê-se, no entanto, que os italianos têm o culto do corpo. É raro ver alguém gordo abaixo dos 50 anos. E desta idade para cima são estranhamente semelhantes aos portugueses, quer fisionomicamente, quer na maneira como se vestem, cabelo, etc.

Vale a pena visitar a Itália. Acho que apesar de ser um país caríssimo o dinheiro é bem gasto. Nota-se um cuidado geral em fazer coisas bonitas, e mesmo o que não é bonito não chega a ser feio. Não se vêm construções “emigrantadas” como na nossa província. Não existem as varandas fechadas “abarracadas” das nossas cidades. Há uma preocupação em manter uma certa harmonia, como por exemplo na zona de Roma, onde uma solução comum para combater o sol abrasador são toldos de padrões e cores semelhantes, colocados nas varandas. Come-se e bebe-se bem e, exceptuando alguns casos pontuais em Roma, as pessoas são simpáticas. E têm magníficas obras de arquitectura, escultura e pintura, ó se têm!

A seu tempo publicarei crónicas, e algumas fotos, a dizer mal (e bem) da Itália e dos italianos.

1 comentário:

Cortes disse...

Em Dezembro vou a Roma!!! ;)