domingo, 9 de setembro de 2007

Abelha Maia – Mistério de infância.

Não sei se estas minhas dúvidas existenciais de infância são partilhadas por mais alguém, mas houve sempre duas coisas que me fizeram “espécie” na Abelha Maia: o facto das vespas serem muito maiores que as abelhas, e andarem sempre a ver se as apanhavam. Para a minha observadora mente infantil, era óbvio que as vespas e as abelhas são de tamanho muito semelhante, sendo as abelhas, talvez, um pouco mais “rechunchudas”, e também não me constava que a profissão das vespas fosse andar a dar cabo de abelhas. Como me era costume, já na infância, um simples detalhe destes não me impedia de apreciar a série, tomava-o como um engano ou uma excessiva dramatização e nunca me dei ao trabalho de investigar este mistério, tendo-o armazenado nalguma gaveta obscura da minha memória. Ora eis que este fim-de-semana um programa televisivo, não só abriu aquela gaveta como resolveu o poeirento mistério – Obrigado SIC – Ao ver um programa sobre a Vespa Asiática verifiquei que de facto as vespas, no Japão, são duas a três vezes o tamanho das abelhas, e que grande parte da sua dieta é constituída por abelhas europeias importadas para o Japão para produzir mel. Se juntarmos a este caldo o facto da série ser originária do Japão temos o mistério esclarecido. Volta Maia que estás perdoada.

Sem comentários: