quinta-feira, 13 de setembro de 2007

O serviço público.

Qual será noção da RTP de serviço público? É que entre jogos de Futebol de selecção de sub-21 e “mesas rotundas” sobre o infeliz caso “Maddie”, esqueceram-se que Selecção Portuguesa de Râguebi ia representar o país na mais importante prova mundial da modalidade. Embora soubéssemos, à partida, que a nossa participação consistiria em levar grandes cabazadas, e de não pretender discutir o interesse público de jogos de futebol de juniores, ou de longos programas de televisão sobre casos de polícia, parece-me que aquele merece tanto, ou mais, tempo de antena que os restantes. É que o facto da Selecção de Râguebi ter chegado ao Mundial deveria ser um caso-de-estudo nacional. Como é que uma equipa sem condições, em que os participantes têm de conjugar os treinos com a sua vida profissional e familiar e que, no fim de tudo, têm de usar as suas férias para participar no campeonato do mundo, conseguem alcançar um lugar entre os grandes?
Isto só é possível com um enorme espírito de sacrifício, com um tremendo amor à camisola, com uma grande vontade de demonstrar que também somos capazes e que temos, de facto, material humano de qualidade superior. Este deveria ser o exemplo a apresentar que, não fora o “azar” de termos um país pobre, poderíamos ser, sem dúvida, como os melhores. Basta algum esforço, dedicação e vontade de triunfar.
Acho que tudo isto deveria merecer, pelo menos, o direito à transmissão em sinal aberto de quatro – Quatro! – miseráveis joguinhos da fase de grupos do mundial, porque não passaremos à fase seguinte.

Sem comentários: