sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Vícios

Comecei esta semana a jogar Travian (www.travian.pt) um jogo de estratégia on-line. Existem uma série de jogos online (gratuitos!) para todos os gostos, desde fantasia até ficção científica, passando pelo futebol e o crime. Já tentei jogar alguns mas, tirando o Hattrick, que jogo continuamente há algum tempo, não me fixei em nenhum. Isto porque jogar online exige sério empenho, uma vez que há jogadores que parece que passam os dias e as noites frente ao computador, tornando muito difícil a alguém como eu, que “apenas” consigo dedicar cerca de meia hora por dia a esta actividade, alcançar sucesso neste mundo competitivo.
Já o Hattrick é outra loiça. A verdade é que basta dedicar 30 a 60 minutos por semana, e consegue-se levar a cabo um jogo decente. É por esta razão que nunca deixei de o jogar, ao contrário dos outros.
Uma das coisas àcerca das quais me interrogo, neste assunto, é como é que isto sobrevive. É que jogos como o Hattrick e o Travian, existem em dezenas de línguas, algumas duplicadas como é o caso do Português (versão brasileira e portuguesa), e tudo isto, aparentemente, com mão-de-obra voluntária! E o que me espanta não é que haja gente pronta a oferecer trabalho à comunidade, o que me espanta é que essa gente tenha tempo para dedicar a essa actividade; é que eu não o tenho, nem para jogar!
Tiro-lhes, no entanto, o meu chapéu, pois já me proporcionaram inúmeras horas de divertimento desde os primórdios da net com os MUDs e quejandos, até aos mais recentes MMOGs.
Enfim, comecei agora o Travian, levado pelo meu primo. Vamos lá ver se desta é para ficar.

2 comentários:

Cortes disse...

O teu primo também já me meteu no vício...

Henrique Marques disse...

Viva o vício!