sábado, 18 de dezembro de 2010

Deolinda

Suburbanos antidepressivos, é como definiria os Deolinda. De facto, o que mais aprecio na música desta banda é o humor antidepressivo que propagam, entre imagens de paisagens suburbanas de Lisboa.
Já começam a dar que falar lá fora,, como se pode verificar aqui: http://entertainment.timesonline.co.uk/tol/arts_and_entertainment/music/live_reviews/article6450667.ece, e aqui: http://www.huffingtonpost.com/michal-shapiro/fun-with-fado-deolinda-pl_b_765318.html, por causa da maneira original como conjugam a música popular portuguesa (que para os estrangeiros é só e sempre fado) com outras referências como o Jazz ou o Samba.
Os deolinda matam dois coelhos de uma cajadada (deixa-me cá usar esta frase antes que se torne politicamente incorrecta) dão a volta à música popular com uma aproximação minimalista (duas violas e um contrabaixo) e cantam em Português.
Talvez seja esta a receita correcta para este país deprimido, a renovação do que temos com uma pitada de originalidade e um cunhozito pessoal, conquistando-nos primeiro a nós, e depois ao mundo.
Quanto a mim, sou fã incondicional dos agudos doces da Ana Bacalhau:

Sem comentários: